Você Conhece os Benefícios da Psicoterapia?
A Psicanálise Contemporânea do Trauma Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona
O transtorno bipolar provoca mudanças bruscas e intensas de humor, afeta o pensamento e o comportamento do paciente. O humor alterna frequentemente entre episódios depressivos e maníacos, intercalando-os com períodos amenos, todos sem que o paciente consiga controlar as alternâncias.
Não existe apenas um tipo de bipolaridade, os mais comuns são os chamados “tipo 1” e “tipo 2”, que se diferenciam por sintomas específicos. Contudo, o transtorno também apresenta algumas características presentes em todos os tipos, você pode ler mais afundo no meu artigo os sintomas da bipolaridade.
Hoje, vou falar mais especificamente sobre o transtorno bipolar tipo 1.
O tipo 1 da bipolaridade é representado por períodos de estados emocionais bastante intensos e distintos, completamente fora do que é comum na vida do paciente, são os chamados “episódios”. Essa variação é dominada por episódios maníacos, ou mistos, seguidos ou não de episódios depressivos maiores, e é pontuada por períodos sem sintomas relevantes.
Durante os episódios de mania, os pacientes afetados pelo transtorno dipolar tipo 1 apresentam, principalmente, uma grande sensação de potência, uma necessidade de liberdade sem limites, um grande “desejo de viver a vida plenamente”, quando encontram os limites da realidade ou quando alguém os impede de viverem desta forma, é comum a irritabilidade, níveis de raiva fora do comum e comportamento hiperativo-agressivo. Vários sintomas se manifestam de forma pronunciada por um distúrbio de funcionamento socioprofissional e afetando também as faculdades cognitivas.
Durante a mania, a pessoa pode apresentar outros sintomas:
Durante a depressão maior do transtorno bipolar 1, a pessoa é atingida por uma depressão intensa que afeta sua vida diária. Os principais sintomas são:
Leia mais sobre a depressão maior e sobre a depressão suicida.
E lembre-se, o transtorno bipolar tipo 1 tem formas de controle e de tratamento. Procure um especialista de saúde mental para avaliar o quadro e recomendar o melhor tratamento, geralmente, pacientes bipolares são tratamento com medicação e psicoterapias, que juntos são mais efetivos contra o transtorno bipolar.
Você pode se interessar em ler:
A Psicanálise Contemporânea do Trauma Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona
A Psicanálise Contemporânea do Trauma No próximo dia sete de maio, irei iniciar um curso que abordará os fundamentos da psicanálise contemporânea do traumático em
Curso Online: Ferenczi e os Fundamentos da Psicanálise do Traumático A partir de 7 de maio, eu, em parceria com o professor Thiago Abrantes e