Você Conhece os Benefícios da Psicoterapia?
A Psicanálise Contemporânea do Trauma Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona
A síndrome de burnout atinge um número cada vez maior de funcionários. Ela ocorre quando o excesso de trabalho chega ao limite e uma interrupção do trabalho pode ser necessária. Mas antes que precise chegar a tal ponto, você pode reconhecer os sintomas de esgotamento para detectá-lo o mais cedo possível e buscar tratamento rapidamente.
No último artigo eu abordei mais sobre a síndrome e suas causas (você pode ler clicando aqui). Hoje, vou falar sobre os sintomas para que você saiba o momento de pedir ajuda profissional.
O burnout é uma doença relacionada ao trabalho que se manifesta com uma série de sintomas e distúrbios. Os sinais de alerta de esgotamento incluem:
Em alguns casos, a síndrome se manifesta por meio de sintomas físicos que variam de pessoa para pessoa, principalmente em relação a intensidade dos sintomas e a gravidade do transtorno. Algumas pessoas podem apresentar:
Os sinais mentais de esgotamento podem aparecer em maior número e mais ou menos pronunciados, variando de acordo com o estágio de exaustão. Alguns quadros incluem:
Cada pessoa pode desenvolver o esgotamento de uma maneira diferente. Em alguns, os sintomas psicológicos serão mais intensos do que os físicos. Normalmente, ambos estão presentes.
Os sinais mais frequentes que permitem a detecção do início do burnout são:
Se você se reconhece nesta lista de sintomas, deve consultar um especialista rapidamente para evitar o esgotamento grave pois, se os seus sintomas não forem tratados a tempo, eles podem piorar e será ainda mais difícil sair deles. Você deve agir antes de desenvolver uma exaustão total.
Embora o esgotamento seja um termo usado para se referir a uma síndrome provocada pelo trabalho, você também pode acabar com o excesso de trabalho devido à sua vida pessoal. Dependendo dos gatilhos e dos sintomas, é possível experimentar uma forma de exaustão comparável ao burnout.
Esse esgotamento pessoal tem uma origem emocional, nem sempre ligada ao trabalho. É um transbordamento que pode resultar de dificuldades pessoais, responsabilidades familiares, um período que é difícil de controlar psicologicamente. Seu equilíbrio pode ser prejudicado por esses tempos de crise.
Outras áreas podem provocar um esgotamento que, se não tratados, podem ser comparáveis ao burnout como o escolar, o familiar e o dos relacionamentos.
A recaída do esgotamento pode levar a sintomas ainda mais graves do que durante o primeiro episódio. Para evitar esse risco, o retorno ao trabalho deve ser preparado. Alguém que já sofreu de burnout pode apreender essa recuperação e temer não estar à altura da tarefa.
É fundamental consultar o especialista para se preparar para esse retorno as atividades e se beneficiar do acompanhamento especializado. Antes de se recuperar devidamente, parentes, superiores e colegas devem dar à pessoa tempo para que ela encontre um ritmo saudável.
É possível começar com uma recuperação parcial com um tempo de trabalho reduzido no início.
Você pode se interessar em ler:
A Psicanálise Contemporânea do Trauma Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona
A Psicanálise Contemporânea do Trauma No próximo dia sete de maio, irei iniciar um curso que abordará os fundamentos da psicanálise contemporânea do traumático em
Curso Online: Ferenczi e os Fundamentos da Psicanálise do Traumático A partir de 7 de maio, eu, em parceria com o professor Thiago Abrantes e