Logo-mbertonzzin
banner-tratamento-para-ansiedade

Qual o Tratamento Para Ansiedade?

Se sentir ansioso ocasionalmente faz parte da vida, mas algumas pessoas desenvolvem transtornos de ansiedade e passam a sentir essas preocupações e medos de forma muito mais intensa e persistente quando vivencia as situações de gatilho. É comum que alguns dos transtornos apresentem episódios repetidos de sentimentos que vêm à tona de forma repentina e atingem o pico em questão de alguns minutos, os chamados ataques de pânico. 

Os sentimentos da ansiedade interferem na vida diária e são difíceis de controlar e, se atingem níveis desproporcionais, podem representar um perigo real e se estender por longos períodos. Evitar os locais e as situações que desencadeiam a crise podem ajudar a reduzir as crises, mas não tratam os sintomas efetivamente. É preciso buscar ajuda profissional para realizar o tratamento para ansiedade, tanto na infância quanto na adolescência ou fase adulta. 

Seja qual for o tipo de ansiedade que você tenha, o tratamento pode ajudar.

Leia mais sobre as síndromes ansiosas. 

 

Antes de entender sobre o tratamento para ansiedade, é importante entender o que é a ansiedade e quais são seus sintomas. 

O transtorno ansioso envolve vários aspectos humanos, sejam eles emoções, pensamentos, reações fisiológicas ou comportamentos do indivíduo. Antes de mais nada, a ansiedade também é um mecanismo de proteção do corpo humano que nos prepara e permite que nos defendamos que algo que consideramos um perigo subjetivo ou objetivo. 

Quando uma pessoa é exposta a uma situação que desencadeiam a reação ansiosa, o corpo pode manifestar vários sintomas fisiológicos como suor excessivo, respiração desregulada, tonturas, náuseas, irritabilidades, dores musculares e diversos outros sintomas que você pode ver lendo meu artigo sobre os sintomas da ansiedade. 

 

O que pode ser tratado com terapia? 

A ansiedade pode se manifestar como um conjunto de sintomas que, quando agrupados, se tornam um problema de ansiedade específico. A psicoterapia ajuda a reduzir os sintomas relacionados à ansiedade, especialmente para pessoas com os seguintes transtornos ansiosos: 

 

  • Ansiedade de desempenho (medo de falhar) 
  • Transtorno de pânico (medo de ter um ataque de pânico) com ou sem agorafobia 
  • Transtornos de ansiedade generalizada (preocupação excessiva, cenários catastróficos) 
  • Fobia específica (exemplos: avião, carro, animais) 
  • Transtornos relacionados ao trauma, incluindo transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de estresse agudo 
  • Transtorno de ansiedade social (medo de julgamento) 
  • Transtornos obsessivo-compulsivos 
  • Transtorno de acumulação compulsiva 

 

Quando procurar um profissional 

Você não precisa buscar um psicólogo apenas quando as coisas se tornarem preocupantes, eles são profissionais que te ajudam a compreender e organizar as partes difíceis da vida. É comum buscar ajuda quando vivenciar: 

 

  • Processo de luto pela perda de um ente querido 
  • Ansiedade 
  • Depressão 
  • Dificuldade em relacionamentos 
  • Crises existenciais 
  • Perda de emprego 
  • Mudança de carreira 
  • Dúvidas sobre o matrimônio 

 

Qualquer nível de ansiedade é válido para consultar um especialista, mas quando os sintomas de ansiedade se apresentam repetidamente, eles podem interferir no seu cotidiano em níveis profissional, acadêmico e de relacionamento 

Em todos os casos, é possível tratar a intensidade dos sintomas da ansiedade, então você não deve esperar que a ansiedade interfira completamente em suas tarefas diárias normais. 

 

O psicólogo e o tratamento para ansiedade 

O psicólogo, ou psicoterapeuta, é um profissional que estudou muito tempo para trabalhar com o comportamento humano e todos os aspectos mentais, ou seja, ele se especializou na compreensão e entendimento dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos que influenciam a vida dos pacientes. Assim, o psicólogo é o profissional que pode utilizar a terapia como ferramenta para investigar as questões que originaram os problemas psicocomportamentais do paciente. 

O acompanhamento é realizado por meio de testes psicológicos e conversas que, ao contrário de muitas crenças, não são apenas desabafos. Para o tratamento para ansiedade, os testes devem ser aplicados apenas por um profissional qualificado e autorizado para aplicá-los corretamente, para isso o psicoterapeuta utilizará técnicas que permitem atingir a fonte dos problemas.  

 

A psicanálise no tratamento da ansiedade 

A psicanálise é uma forma de terapia individual que se baseia na fala do paciente, buscando alcançar a raiz do problema para trazer à tona os traumas reprimidos. Assim, o paciente conta sua história por associação livre, sem autocensuras, para trazer à tona os conflitos e tudo que se relaciona com ele. 

Antes de tudo, o terapeuta faz o papel de ouvinte e sugere caminhos interpretativos para dar significado ao que o paciente vive, fazendo com que ele compreenda seus conflitos internos e os sintomas comecem a diminuir de intensidade gradualmente. Por exemplo, um olhar mais ponderado sobre as situações que causam tanto medo e a escuta de uma outra compreensão acerca das dificuldades do desafio e das capacidades do sujeito pode recolocar a ansiedade em outros níveis. Além disso é importante uma análise mais pormenorizada sobre a quantidade de coisas que esse sujeito se dispõe a fazer, casos em que o sujeito não sabe dizer não, ou tem um desejo inconsciente de “provar seu valor” são frequentes. A investigação acerca do real desejo em ação nestas situações é de fundamental importância para que o sujeito possa aceitar suas limitações, alguns revezes, sem achar que isso será o fim de tudo, ou uma espécie de “confirmação de sua incapacidade”. 

 

Quanto tempo dura o tratamento? 

A psicanálise é uma terapia de duração indeterminadaela se encerra quando o paciente não sentir mais necessidade dela, ou seja, o próprio paciente consegue avaliar seu progresso e identificar o momento em que os ganhos já foram consolidados e a ajuda psicoterápica não é mais necessária. A frequência comum é de uma vez por semana, podendo variar até  pode variar de 1 a 3trÊs sessões por semana, dependendo da gravidade do quadro, geralmente de 30 a 45sempre com duração de 50 minutos cada. 

Para que o tratamento seja de fato construtivo, o paciente precisa estar disposto a falar de sua vida com o terapeuta, mesmo que não saiba traduzir tudo o que sente da melhor forma.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Acompanhe as redes sociais:

Você pode se interessar em ler:

Entender e aceitar a realidade é o primeiro passo da mudança. posso te ajudar a fazer isso