Logo-mbertonzzin
banner-curso-ferenczi

Curso Online: Ferenczi e os Fundamentos da Psicanálise do Traumático

A partir de 7 de maio, eu, em parceria com o professor Thiago Abrantes e o Instituto Brasileiro de Psicanálise, ministrarei um curso que irá abordar os fundamentos da psicanálise contemporânea do traumático 

Sei que haverão dúvidas, tanto sobre os professores quanto referentes ao próprio curso e o tema abordado. Por isso, junto com o professor Thiago, separamos possíveis dúvidas que possam existir e as respondemos:  

Pergunta: Fale um pouco sobre as suas experiências e conquistas profissionais.  

Marcel: Durante a graduação no IP-USP fiz um intercâmbio na Université Rennes 2, na França, e, terminada a graduação fiz meu mestrado também no Instituto de Psicologia da USP, nesse período recebia a bolsa da FAPESP mas consegui uma autorização para atender e lecionar no curso de psicologia das Faculdades Integradas de Jaú. Permaneci fazendo meu mestrado, atendendo e dando aulas, terminado meu mestrado fui convidado a coordenar o curso de psicologia e fique na coordenação por 3 anos, implementando diversas modificações no curso. 

Após a graduação fiz diversos cursos de especialização, mas gostaria de destacar principalmente os grupos de estudo que participei ou organizei, as participações em grupos de trabalho multisetorial, como a Grupo de Prevenção ao Suicídio de Jaú, o investimento em minha própria terapia e as supervisões. 

Além das aulas em ensino superior também ministro palestras de saúde mental para uma consultoria de São Paulo. Por fim também sou professor do Instituto Brasileiro de Psicanálise, nas disciplinas da Formação em Psicoterapia Psicanalítica que ele oferece.  

 

Thiago: Inicialmente, me interessei pela ideia de conhecer e saber sobre a subjetividade humana, como pensamos, nomeamos o que sentimos e, se possível, mudamos algumas formas de expressão. Nesse contexto, o curso de psicologia me pareceu o melhor lugar para isso.  

Conclui minha graduação em psicologia em 2014, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Em 2016, terminei meu mestrado e em 2021 o doutorado, ambos na mesma instituição. Desde o término da graduação comecei a atender, interesse-me em estudar psicanálise e em paralelo às pesquisas universitárias, continuei minha formação com grupos de estudos, supervisões e cursos breves em diferentes escolas e institutos. 

Participei de inúmeros grupos de estudos, supervisões e cursos breves em diferentes escolas e institutos. No final de 2021, iniciei uma formação em psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. 

 

 

Pergunta: Porque escolheu ministrar esse curso e o que mais te interessa nele.  

Marcel: A ideia do curso surgiu pelo meu gosto em ministrar aulas, conversando com o Guilherme, diretor do Instituto, após algumas aulas na Formação veio a ideia de produzir outros cursos livres que pudessem complementar a formação dos alunos. Ferenczi sempre foi um autor que achei de suma importância e meu contato com ele se deu ao longo de toda a graduação, me chama muito a atenção sua sensibilidade e ousadia para propor alterações na clínica em direção das necessidades dos pacientes que encontrava. 

Thiago: A escolha de apresentar a obra de Sándor Ferenczi deriva do fato dele ter sido um dos analistas mais importantes da primeira geração de psicanalistas, formulou ideias próprias acerca da teoria do trauma e da técnica psicanalítica que continuam atuais. 

 

 

Pergunta: Como o tema foi escolhido? 

Marcel: O tema veio pela importância que atribuo à Ferenczi no manejo dos pacientes que chegam hoje em dia na clínica, além de ser um tema que compartilho o interesse com o Thiago. 

Thiago: O tema do curso foi escolhido baseado em meu percurso de trabalho e de pesquisa, pois Sándor Ferenczi foi um autor importante durante minha formação, e considero seu pensamento importante para aquele que se dedica a estudar e atender por uma orientação psicanalítica. 

 

 

Pergunta: Por que você considera esse tema como relevante no cenário atual? 

Marcel: As patologias que mais nos desafiam na clínica atualmente (os chamados “casos limite”, ou o Transtorno da Personalidade Borderline etc.) foram abordadas inicialmente por Ferenczi, conhecido por tratar os “pacientes difíceis”. Suas contribuições para o manejo desses pacientes severamente traumatizados permanecem extremamente atuais, a ponto de André Green, um dos maiores psicanalistas dos últimos tempos, chamá-lo de “pai da psicanálise contemporânea”. 

Thiago: Ferenczi formulou uma teoria do trauma e alterações técnicas para atender pacientes graves que são úteis e importantes para o atendimento de pacientes nos dias de hoje, estudar seu pensamento não é apenas de interesse histórico e teórico, pois tem elementos em suas ideias que se aplicam na clínica que fazemos hoje. 

 

 

Pergunta: Para quem você indicaria esse curso? 

Marcel: O curso é destinado a psicanalistas, psicólogos e estudantes de psicologia, enfim, qualquer pessoa que deseje entender a problemática do traumático na psicanálise, como deve ser a postura do terapeuta na clínica com eles e por quê. 

Thiago: Para estudantes de graduação, profissionais já graduados, e para todos aqueles que se interessam pela temática abordada durante as aulas. 

 

 

Pergunta: Qual a metodologia pensada para as aulas? 

Marcel e Thiago: As aulas serão expositivas e estruturadas em torno de um tema, com apresentação prévia dos textos fornecidos, além de momento para dúvidas ao final. 

 

 

Pergunta: Como espera que os alunos interajam durante as aulas? 

Marcel e Thiago: Espero que os alunos leiam previamente os textos para que as discussões sejam enriquecidas com as contribuições de cada um, Ferenczi é um autor extremamente estimulante e certamente provocará muitas reflexões após a leitura. Assim, esperamos que interajam por meio de comentários, dúvidas, reflexões, para haver mais troca durante as aulas. 

 

 

Pergunta: Vocês irão aplicar uma forma de avaliação do aprendizado? 

Marcel e Thiago: Não haverá provas ou trabalhos, a confirmação do aprendizado virá do retorno dos alunos e colocações, perguntas e dúvidas que os mesmos possam ter. 

 

 

Pergunta: No final, os alunos poderão adquirir certificado? 

Marcel e Thiago: Sim, ao final do curso o certificado será emitido pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise. 

 

 

As aulas do curso vão aprofundar temas como:  

  • Simbolização e constituição subjetiva em Ferenczi 
  • Início das teorizações técnicas: da técnica ativa ao seu abandono 
  • Por uma elasticidade da técnica 
  • Leituras do traumático em Ferenczi 
  • Frutificações: a presença ferencziana na clínica contemporânea 

 

Então, se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o traumático, ou souber de alguém que deveria fazer esse curso, você pode visitar a página do curso no site do Instituto Brasileiro de Psicanálise, lá você encontra informações sobre datas, valores do curso e poderá fazer parte de um grupo exclusivo dos alunos para conversar com especialistas da área. 

 

Que tal começar a aquecer pro curso e ler este artigo introdutório sobre o traumático? Clique aqui para ler agora

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Acompanhe as redes sociais:

Você pode se interessar em ler:

Entender e aceitar a realidade é o primeiro passo da mudança. posso te ajudar a fazer isso