depresssao-atipica-doenca-sempre-outros-sintomas

Depressão Atípica: A Doença de Sempre com Outros Sintomas

A depressão atípica é um dos tipos mais comuns do quadro depressivo. O termo “atípico” vem do fato de que muitos sintomas desse quadro são o oposto dos sintomas da depressão maior. Por exemplo, pessoas com depressão atípica são capazes de lidar com o mundo exterior e fazer parecer que está tudo bem, vão se sentir muito bem por um tempo quando as boas novas forem anunciadas, mas também muito mal durante o menor aborrecimento ou crítica. Ou seja, o humor de uma pessoa com depressão atípica, portanto, vai variar dependendo dos acontecimentos bons ou ruins recentes que ela terá de enfrentar.

 

O que provoca o quadro de depressão atípica?

A depressão atípica geralmente ocorre depois que a pessoa se sente rejeitada, como após um rompimento, durante uma discussão com um amigo ou durante problemas com colegas do ambiente de trabalho. Alguns cientistas levantam a hipótese de que a depressão atípica está ligada a distúrbios da tireoide, mas não há estudos que comprovem essa relação, outros chamam a atenção para o fato de que pessoas com depressão atípica muitas vezes já experimentaram depressão em idade precoce, durante a adolescência.

Dentre os fatores de risco já relacionados a depressão atípica temos os históricos de depressão na família, de desequilíbrios hormonais, a existência de eventos estressantes da vida, gravidez e doenças crônicas como, por exemplo, doenças cardíacas, diabetes etc.

 

Quais são os sinais da depressão atípica?

Uma depressão típica é representada na maioria das vezes por um depressão maior, caracterizada por três sintomas principais: tristeza, lentidão dos atos e pensamentos.

No entanto, a depressão não mostra apenas esses sintomas, há também a perda de interesse em atividades prazerosas até então, resultante muitas vezes da anedonia, uma diminuição da capacidade de sentir prazer; indiferença emocional à eventos externos; alterações no apetite, com perda ou ganho de peso significativos que não se relacionam com sua dieta; déficit ou excesso de sono; aumento da fadiga; sentimentos de desvalor e/ou culpa; dificuldade de concentrar-se ou tomar decisões e pensamentos de morte ou suicídio.

Os primeiros sintomas da depressão atípica são a tendência de comer demais e dormir demais, ao contrário dos sintomas da depressão grave, que se caracteriza por perda de peso e insônia. Os sintomas incluem:

 

  • Hipersonia
  • Fadiga geral, mesmo depois de uma noite de sono
  • A sensação de pernas pesadas
  • Um apetite mais forte (doces, chocolate e doces)
  • Variações de peso
  • Forte sensibilidade à rejeição ou crítica nas relações sociais
  • Dormir muito, mas ainda com sono durante o dia
  • Sensação de peso e peso nos braços ou pernas que dura uma hora ou mais por dia

 

O tratamento

A depressão atípica é diagnosticada a partir de uma análise clínica dos sintomas e da história médica do paciente, uma vez que ainda não há nenhum exame laboratorial capaz de avaliar o quadro. Para isso, é importante buscar um apoio multidisciplinar com psicólogo e psiquiatra, para analisar os sintomas e a gravidade, pois o tratamento será de acordo com a condição de cada paciente.

 

Sobre mim

Profissional com sólida formação e mestrado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Fui coordenador e atualmente sou professor de psicologia, caso queira agendaruma consulta ou saber mais clique aqui.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Acompanhe as redes sociais:

Você pode se interessar em ler:

Entender e aceitar a realidade é o primeiro passo da mudança. posso te ajudar a fazer isso