Você Conhece os Benefícios da Psicoterapia?
A Psicanálise Contemporânea do Trauma Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona
Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona ou qual são seus benefícios?
A psicoterapia, ou apenas terapia, foi criada com base em conceitos estabelecidos pela psicologia e busca ajudar os pacientes a partir de diálogos sobre as questões que impactam a vida do paciente como por exemplo o estresse, o luto, a ansiedade, uma mudança de carreira ou apartamento.
Nada é pequeno ou grande demais que não possa ser trabalhando na terapia, por isso ela é indicada para qualquer idade. Alguns dos motivos mais comuns que induzem à busca do tratamento são tristeza ou ansiedade persistentes, dificuldade para resolver algum problema sozinho(a), sentir que não se conhece tão bem (sobre capacidades e limitações), vícios, problemas de trabalho e de relacionamentos interpessoais etc.
A terapia é um espaço protegido, no qual estão apenas você e um profissional capacitado para realizar o atendimento. Desde que você escolha alguém com credibilidade, pode falar qualquer coisa que te afligir, portanto, pense bem antes de se consultar com o primeiro que ver em uma rede social.
Os métodos utilizados pelos terapeutas devem seguir os procedimentos atuais que são cientificamente reconhecidos, como a psicoterapia analítica. A vantagem disso é que os terapeutas passam por um treinamento longo e intensivo e seguem métodos terapêuticos cuja eficácia foi intensamente estudada.
Claro, um dos benefícios da terapia é que o terapeuta assume a corresponsabilidade pelo seu bem-estar. Isso pode ser uma grande vantagem, principalmente quando você estiver sentindo que carrega um fardo pesado ou tiver dificuldades em lidar com sua vida cotidiana, pois ele vai avaliar sua situação com cautela e te ajudar a suportar mais um pouco quando achar que não consegue mais.
De forma resumida, os principais benefícios obtidos com a prática da terapia são:
Ela não é apenas para aliviar sintomas muito agudos para que você se torne “funcional” novamente, costuma ir ao fundo das causas dos seus problemas para chegar à raiz e mostrar maneiras de alcançar uma melhoria sustentável.
A terapia também se trata de fortalecer a si mesmo em geral e aprender a lidar melhor com situações difíceis e problemas da vida e ajudá-lo a obter uma compreensão mais profunda de si mesmo e de sua história sem deixar a sua vida cotidiana de lado, afinal o seu dia a dia é impactado pela sua saúde mental.
Não. O que você pode encarar como algo negativo é a resposta mais “lenta” para obter os benefícios que ela traz ou se sentir um pouco mal após confrontar alguns problemas de sua vida. Mas tudo isso, além de ser inevitável (é necessário entrar em contato com o problema para começar a resolvê-lo), se torna menor quando você estiver determinado a melhorar a sua relação com o mundo e consigo mesmo.
Ainda hoje existem certo preconceito e resistência sobre a terapia e esse é um dos principais entraves que atrapalham na busca pelo tratamento em momentos difíceis. Contudo, ressalto que guardar esses sentimentos negativos e suportar os problemas sozinho para não parecer uma pessoa fraca, não é algo positivo e apenas agrava sua saúde mental.
Não se sinta envergonhado de procurar ajuda profissional e falar dos seus problemas. Através da psicoterapia você consegue reorganizar suas forças para fazer as mudanças necessárias na sua vida. Lembre-se: todos temos problemas, a diferença está apenas naqueles que buscam resolvê-los ou não.
Você pode se interessar em ler:
A Psicanálise Contemporânea do Trauma Quando alguém busca reequilibrar o emocional, uma das primeiras soluções cogitadas é a psicoterapia. Mas você sabe como ela funciona
A Psicanálise Contemporânea do Trauma No próximo dia sete de maio, irei iniciar um curso que abordará os fundamentos da psicanálise contemporânea do traumático em
Curso Online: Ferenczi e os Fundamentos da Psicanálise do Traumático A partir de 7 de maio, eu, em parceria com o professor Thiago Abrantes e